Páginas

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Black & White

# Estratégia
# PC
# Lionhead Studios
# EA Games
# 2001


Assuma o papel de um deus e lute contra a influência de outros, tentando obter o controle de várias aldeias.


Black & White inovou em sua época, mas ainda continua a ter características únicas em sua jogabilidade e ambientação, ainda nos dias de hoje.

O jogo te bota no controle de um deus recém criado, que ao ajudar uma família é levado por ela até sua vila.
Lá o jogador pode escolher entre três criaturas: Um tigre, uma vaca ou um macaco.


Essas criaturas ao mesmo tempo que são "pets" do jogador, também são como seu "avatar" no mundo, desenvolvendo tarefas que o jogador não pode fazer de forma direta.



Logo no início da história você já é alertado por duas criaturas que são uma espécie de "voz da sua consciência", um "diabo" e um "anjo". Eles te guiam durante a missões, dando conselhos do tipo "Vamos impressionar aquela vila" ou "Vamos destruír todos lá", dependendo de quem lhe dá o conselho. 

Durante o jogo você deve conquistar as várias ilhas pelas quais você vai visitando.
Nessas ilhas, outros deuses já "reinam". Então você deve inluenciar as outras vilas a te considerar como o deus maior daquela região.
Isso pode ser feito de algumas formas, mas principalmente impressionando-os, ou seja, ajudando aquela vila com madeira, comida, colhendo alimentos com a "sua grande mão" (seu cursor) ou da forma mais bruta, que é atacar aquela vila com sua criatura ou você mesmo arremessando pedras e bolas de fogo.
Ainda pra impressionar as vilas, você pode executar milagres, alguns bons e outros maus. Entre os bons existe a chuva, que faz as plantações e árvores crescerem mais rápido. Já entre os maus estão as bolas de fogo que podem ser arremessaadas contra as vilas "inimigas".



Um dos grandes destaques do game está nas criaturas. Elas são uma espécie de ajudante, que podem fazer de tudo por você. Mas não pense que elas são robôs programados que só fazem exatamente o que você pede. Elas possuem uma inteligência artificial satisfatória. Se você não deixar sua criatura presa, ela vai andar pela vila e fazer o que bem entender: Ajudar o aldeões com os trabalhos de colheita, cortar árvores. Ou na pior das hipóteses podem até comer os pobres trabalhadores. 
Você pode repreender a sua criatura batendo nela. Ao fazer isso, ela irá cometer cada vez menos aquilo que fez de errado (ou certo). Existe também a possibilidade de acaria-la, caso ela tenha feito algo que você gostou.
As várias interações possíveis com as criaturas e mundo, torna o jogo muito, mas muito divertido.



Com uma riqueza de detalhes tanto na jogabilidade, quanto na inteligência artificial das criaturas, Black & White é certamente um daqueles jogos que você sempre vai ter uma boa lembrança.
Com uma grande quantidade de formas pra interagir com o mundo, o game é praticamente obrigatório se você gosta dos gêneros estratégia ou mesmo simulação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário